Quando um produto apresentar defeito durante o período de garantia o fabricante/fornecedor tem que fornecer assistência técnica de graça.
Deu defeito no produto durante a garantia, o que fazer?
- Primeiro passo é levar a uma assistência técnica autorizada da marca (não esqueça de ficar com cópia da OS – Ordem de Serviço).
- A partir do momento que o produto é entregue, eles deverão devolver o produto funcionando no prazo máximo de 30 dias.
- Se não devolver nesse prazo, ou devolver com defeito, você pode escolher: OU a troca por outro produto igual OU devolução dos valores pagos (essa escolha é do consumidor não do fornecedor).
Se o produto for consertado dentro do prazo, guarde cópia da OS. Caso volte a dar defeito no prazo de garantia você poderá pedir a troca por outro produto igual OU devolução dos valores pagos.
Por lei, todo produto tem garantia por 90 dias. Mas a maioria dos fabricantes dá garantia de um ano (confira o prazo da garantia nas últimas paginas do manual). Se não estiver especificado que a garantia do fabricante já inclui a garantia legal, os dois prazos podem ser somados.
Já veio da loja com defeito
Se você comprou por pela internet, por telefone, ou se o vendedor veio até sua casa, você pode pedir o cancelamento da compra com base no direito a arrependimento (e isso você pode fazer independente de ter defeito).
Mas se foi comprado na loja, você deve seguir o script acima. Porque mesmo quando o produto é entregue com defeito, o fabricante deve ter pelo menos uma chance de corrigir o defeito.
Algumas lojas prometem a trocas em 72horas da compra, mas isso só pode se exigido se foi prometido pelo vendedor durante a venda.
Saiba mais lendo o Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor.
Quando o produto volta da Assistencia com a garantia vencida, a garantia se estende por mais algum período?
Se acabar a garantia durante período que estiver na assistência, o prazo se estende até 90dias que o produto foi devolvido ao consumidor, pela garantia do serviço de assistencia técnica.