O que fazer quando a empresa desaparece

7 Set

COMO CONSEGUIR TODA INFORMAÇÃO QUE PRECISA NA INTERNET

Quando o consumidor compra e depois de pagar a loja fecha sem dar satisfação, ele próprio pode fazer uma investigação na internet para descobrir onde é a sede da empresa e quem ele deve acionar se tiver que ir a justiça.

Vamos pegar como exemplo  a loja de móveis Babylândia, que como contou o @crimatsuda via twitter, a loja fechou e deixou muitos consumidores sem os móveis depois do pagamento.

1º Passo: Google

Pela internet é possível fazer uma busca e descobrir se existem mais pessoas lesadas. Logo de cara encontramos uma reclamação semelhante ao no site Reclame Aqui.

Encontramos também o site da empresa www.babylandia.com.br, acessamos e o site estava fora do ar, o que reforça a idéia que não é só uma loja, mas toda a rede está fechado as portas.

2º Passo: Registro.br

Nesse site é possível ver quem registrou o site. Clicando em “whois” e fazendo a busca pelo endereço do site é possível ver quem registrou o domínio.

No caso da Babylandia foi a BABYLANDIA INDUSTRIAL LTDA., CNPJ 62.145.909/0001-95. Lá também aparece o endereço e o nome do responsável. Nem sempre o nome do responsável é o do dono, e nem sempre o endereço é o da sede da empresa. O ideal é conferir os dados no site da Receita Federal.

3º Passo: Receita Federal

Busque pelo CNPJ da empresa no site da receita. Lá consta o CNPJ 62.145.909/0001-95 (da Babylandia) com outro endereço e outra razão social: BRASIL DESIGN MOVEIS LTDA. Esse é o nome correto.

De posse do endereço você já pode ir ao Procon de sua cidade abrir reclamação. É bom lembrar que o PROCON é um órgão de carater amigável, portanto, se a empresa realmente faliu, ou aplicou golpe mesmo, voce terá que ir a justiça para pedir “desconsideração de personalidade jurídica”. Ou seja, cobrar a dívida na justiça do dono da empresa.

Mas para isso é preciso saber quem é o dono.

4º passo: Junta Comercial do Estado

Para descobrir quem é o dono da empresa, você deve ir a Junta Comercial do Estado (da empresa) e pedir uma ficha de breve relato. No caso da Babylândia, como é uma empresa no estado de São Paulo é possível conseguir essa informação no site JUCESP OnLine. Para fazer essa pesquisa é preciso ser cadastrado na nota fiscal paulista.

Logado com seu CPF e a senha da Nota Fiscal Paulista, você pesquisará pela razão social da empresa. No caso da Babylândia como BRASIL DESIGN MOVEIS LTDA. E eis que aparece como “empresa em recuperação judicial”. Ou seja: faliu mesmo!

Selecionando a “Ficha Cadastral Simplificada” é possível ver os nomes dos donos e sócios, e os endereços onde podem ser encontrados. Obviamente, por segurança, não os publicaremos aqui.

Em casos como esse, o consumidor que foi lesado pela empresa deve, de posse dessa documentação,  procurar a justiça para ingressar ação contra os donos pedindo a devolução dos valores pagos.

Nesse caso, se existir algum cheque a ser descontado o consumidor pode sustá-lo no banco por desacordo comercial.

5 Respostas to “O que fazer quando a empresa desaparece”

  1. Cristiano 8 de Setembro de 2010 às 3:13 am #

    Muito Obrigado. Isto prova a atenção que este site tem com os consumidores. São raros os sites que se propõe a isto.

    Realmente não tenho o que dizer… apenas que vocês estão de parabéns.

    Obrigado novamente, por mim e por todos os consumidores lesados não apenas por esta loja mas sim por todas as que fazem este tipo de golpe.

  2. Lucas 4 de Maio de 2012 às 1:01 am #

    Olá, pesquisei o whois do site da empresa onde eu trabalhava e lá consta um CPF e não um CNPJ. Ou seja, está como pessoa física. Neste caso como devo prosseguir para descobrir o dono da empresa?

    • dicasdeconsumo 12 de Março de 2014 às 3:51 am #

      Nem sempre. Pode estar no CPF de algum WebDesing. Mas na sua carteira de Trabalho deve ter o CNPJ da empresa onde você trabalhou.

  3. worlde 15 de Setembro de 2012 às 3:08 pm #

    Em casos do mesmo dono que tem varias lojas com nomes diferentes, como descubro lojas com nomes fantasias diferentes, sendo que é tudo mesmo donos(as), no final é a mesma coisa pois os donos são os mesmo, como faço para diferenciar? se fosse franquia daria até para o cego ver, mas em lojas “fantasias” podem abrir e fechar depois de meses, abrir com outro nome sendo os mesmos donos. A pessoa que está comprando fica cega.
    sendo que franquias tendo automaticamente mais credibilidade pois tem um “nome” a zelar. Exemplo casa bahia, cea, Ricardo eletro, etc. essas não podem trocar de nome toda hora…
    Vocês sabem como descobrir essas donos fujões que trocam de nomes de tempo em tempo, ninguém consegue achar os donos responsáveis pela suas lojas fantasias, o mesmo dono só com nome de paretes e aderentes, sendo no fim o mesmo dono só que se esconde atrás de laranjas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: