Porquê o Consórcio não é um negócio tão bom assim

5 Set

ENTENDA ESSA MODALIDADE DE COMPRA QUE SÓ EXISTE NO BRASIL 

O consócio é uma espécie de “vaquinha” onde as pessoas que querem comprar uma determinada coisa (carro, por ex.) se reúnem em grupos, colaborando com um valor percentual do bem. O valor conseguido nessa vaquinha todo mês é destinado a comprar esse bem, através de uma carta de crédito, que será sorteada entre os integrantes do grupo.

Alem do sorteio, é possível conseguir a carta de crédito através de lance, que será abatido das parcelas que estão a vencer.

Se a pessoa parar de pagar do consórcio, ela não participará mais dos sorteios e só poderá resgatar o valor que pagou no fim do grupo, quando todos os outros que pagaram até o fim retirarem a carta de crédito.

Em fevereiro de 2009 entrou vigor a nova lei dos consórcios(11795/08), e a partir daí, quem aderir a um consórcio e parar de pagar continua participando do sorteio, mas se for contemplado só resgata o valor que já pagou.

Vou resgatar tudo que paguei?

Não. No consórcio o consumidor paga em torno de 17% em taxa de administração (alem do valor do bem), e esse valor não é resgatado. Existe ainda a cobrança de outros serviços como seguro que não são resgatados.
O consumidor tem direito a resgatar o valor pago ao fundo comum (que é destinado a compra do bem), e ao fundo de reserva (uma espécie de garantia do grupo).

Consórcio vale a pena?

O consórcio só é um bom negócio quando se é contemplado no início do grupo. Isso porque se você for sorteado do meio para o fim do grupo, vai perceber que se tivesse investido na poupança poderia comprar o bem muito mais rápido, e por um valor muito menor, já não teria que pagar taxa de administração.

Veja um exemplo disso num consórcio de motocicleta aqui.

Comprar casa por consórcio = Roubada!

O que definitivamente não vale a pena é o consórcio imobiliário. Como você paga mas não pode morar, ainda vai ter que pagar o aluguel ao mesmo tempo. Coisa que no financiamento não acontece já que você paga morando no imóvel.

O prazo é muito longo (12 anos em média), e a parcela não é tão leve assim. As chances de algum imprevisto acontecer e o consumidor ficar sem pagar são grandes. Aí, para resgatar o que pagou só no final do grupo, em 12, 13, até 15 anos depois. E ainda tem que enfrentar a burocracia que as administradoras criam para devolver esse dinheiro.

About these ads

5 Respostas to “Porquê o Consórcio não é um negócio tão bom assim”

  1. ale 25 de Janeiro de 2012 at 4:43 pm #

    vc não sabe nen do que fala primeiro lugar saio uma lei que o o consorcio aqora é fiscalizado pelo branco central do brasil e são cobradas as taxas do incc e ipca isso diz que o seu dinheiro é mais valorizado que na sua poupança isso que na revista empresario saio uma materia dizendo que 90% dos brasileiros não consegue injetar dinheiro na poupança e se injeta acaba tirando antes do tempo
    que vc ta por fora e expresa essa opinião tão tonta dizendo que o financiamento e melhor porque vc acaba morando no bem e primeiro um financiamento o juroz são bem mais altos e os prazos são bem mais grande e sem contar nas taxas que ninguem sabe o certo de quantas são e o porque vc aprenda primeiro e veja que o consorcio e uma poupança forçada que valoriza o seu dinheiro e tudo é vendido as claras e já é minha terceira carta de credito e sempre fconsegui meu objetivo beijos sua tonta estuda primeiro

    • dicasdeconsumo 12 de Março de 2014 at 4:27 am #

      Oi? A gente pode divergir, mas fatos são fatos! E o fato é que a vírgula existe, não adianta negar sua existência.

  2. 3lv15Elvis 31 de Julho de 2012 at 6:08 pm #

    Fiz um consórcio de motocicleta e realmente não me arrependi em nenhum momento.
    Pois você diz que a vantagem é ser sorteado de inicio e guardar numa poupança, mas levando em consideração meros humanos e pobres feito eu com dificuldade de se “guardar/juntar” dinheiro é muito mais fácil ter uma CONTA para pagar que guardar um dinheiro TODOS os meses…

    Porque se eu estiver guardando e precisar de uma grana para qualquer coisa eu vou lá e pego, agora num consórcio é uma CONTA fixa que eu sei que vai ta ali TODO mês eu vou GUARDAR/DEPOSITAR/PAGAR uma mensalidade é diferente a forma de ‘pensamento’ no momento de estar pagando algo que você TENHA que pagar que você ter este “CONTROLE” para depositar/guardar sua grana…

    E não se esqueça que mesmo com 17% (Que é uma mentira pois pra mim foi muito MENOS que 17%)
    O preço da moto saiu MUITO mais barato que um financiamento…

    De 13 Mil eu vou pagar 15 Mil num consórcio
    Um amigo comprou a mesma moto financiada 100%
    de 13 Mil ele vai pagar 19

    Bom… tirem suas próprias conclusões xD

    • dicasdeconsumo 12 de Março de 2014 at 3:49 am #

      É verdade Elvis, “Consórcio é uma poupança forçada”, como dizem os defensores desse modelo de auto financiamento que só existe no Brasil. E esse é o principal argumento de quem vende consórcios também…
      Sem dúvida que o consórcio é mais barato que o financiamento e na maioria das vezes um negócio melhor que financiar se ignorarmos o inconveniente de não ter acesso imediato ao bem. Mas se comparar com a poupança, você verá que o negocio pode ser melhor com disciplina, o que eu sei que não é fácil.
      Mas sim, é possível, já conheci algumas pessoas que fizeram bom negócio com consórcios (exceto imobiliário), mas infelizmente não são maioria.
      O importante é estudar a melhor opção de acordo com sua renda e seu perfil de poupador, e tomar a decisão com base naquilo que você sabe que é verdade, e não apenas do que o vendedor te fala.

  3. joel aguirre 9 de Maio de 2013 at 7:44 pm #

    Eu ja fiz consorcio e acho um bom negocio consegui meu carro e minha casa atraves do consorcio

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: